terça-feira, 24 de março de 2009

Los hermanos

Aqui na MINURSO só tem 3 argentinos e um deles serve em Agwanit, o Enrique. Os outros dois estão terminando suas missões e, por acaso, passaram por Agwanit para pegar o avião para Laayoune. Daí foi uma oportunidade única de reunir TODO o contingente argentino. Todos os 3!
O da esquerda é o Diego, que servia em Awsard e eu já conhecia há um tempão. O da direita é o Jorge, que servia em Oum Dreyga. Na verdade ele foi rotado pra lá. Antes ele servia em Bir Lahlou e era parceiro do Dirlei, que era o comandante lá. O Jorge eu conheci na semana passada quando fui a Laayoune para a entrevista e ele estava voltando de CTO.
Apesar de argentinos, todos são "buena gente".

Despedida de Agwanit

É. Hoje começa uma nova fase na minha vida. Estou de mudança para Laayoune.
Tradicionalmente em Agwanit fazemos uma cerimônia de despedida para todos que deixam o TS. Fazemos uma formatura com todos os observadores e quem está saindo forma à parte. Daí o G1 (oficial de pessoal) lê o "Certificate of Apreciation", que é uma carta de despedida enaltecendo as qualidades do camarada. Depois disso, bandeira a meio pau, o observador que está indo embora acaba de içar a bandeira e vai cumprimentar os companheiros um por um. Continência, aperto de mão, abraço e palavras de despedida ao gosto de cada um. Ao final todos prestam continência e a formatura termina. Aí é a hora da foto.
Bom, cumpri todas as etapas e fiquei muito feliz pois ouvi muitas palavras carinhosas. E ganhei vários presentinhos também. Ganhei chaveiros, botons, brevês,... Foi legal.
Não gosto de despedidas mas essa foi bem marcante.
Um abraço a todos os amigos que deixei em Agwanit! Contem com todo meu apoio em Laayoune.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Porco espinho

Mais uma da série fauna do deserto. Talvez a última.
Já havia um tempo que tinha visto este porco espinho aqui em Agwanit. O problema é que ele é muito arredio e eu ainda não tinha conseguido fazer uma foto dele.
Ontem, depois do churrasco, eu fiquei conversando na área de lazer um pouco mais e daí vimos o bichinho se aproximar. Para o azar dele, ele estava encurralado. Daí consegui tirar esta bela foto e até peguei o bicho na mão. Os espinhos não machucam i ele é inofensivo. Só que ele se "fecha" todo que nem um tatu bola.
Na boa, para mim parece mais um "rato espinho" do que um porco espinho...

domingo, 22 de março de 2009

Festa de despedida

Estou indo embora para Laayoune na 3a feira, mas a festa de despedida foi hoje mesmo.
A festa teve mais dois motivos: despedida do Fattah (Egito) e qualificação do Ivan (Croácia). Fizemos um churrasco e, como estou indo embora, assumi o comando da churrasqueira pela última vez. Foi um dos melhores churrasco que já fiz aqui!
Aqui em Agwanit temos a tradição de presentear nossos membros que estão indo embora com uma faca típica da cultura árabe. Eu e o Fattah ganhamos as nossas. Já o Ivan resolveu colocar uma roupa típica árabe para comemorar sua qualificação. Quem disser o nome do Papa com quem ele ficou pareciso ganha uma mariola.
Vou sentir falta de Agwanit! O trabalho não é muito mas o time que formamos aqui é inesquecível.

sábado, 21 de março de 2009

Agora é à vera!!!

Agora é de verdade!!! Acabou de chegar a mensagem com minha nova função no HQ.
Terça-feira agora eu já me mudo pra Laayoune e começo a trabalhar no dia seguinte.
Pra frente é que se anda!!!!!

Patrulha de qualificação


Hoje foi a patrulha de qualificação do Ivan (Croácia). A patrulha de qualificação normalmente é composta pelo TS commander, pelo Deputy (eu) ou pelo G3 (oficial de operações), pelo observador que está sendo testado (óbvio!) e, se for possível, pelo próximo observador previsto para se qualificar, para que ele já veja como é que funciona o teste.
Como eu já disse anteriormente, durante essa patrulha são feitos vários exercícios durante os quais o observador em questão é testado. A foto acima é do exercíco de primeiros socorros e evacuação médica.
O Ivan teve um ótimo desempenho e agora temos mais um Patrol Leader no TS. E isso significa também uma coisa muito importante: festa de qualficação!!!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Voltando para Agwanit

Eu regressei hoje para Agwanit e ainda não chegou nenhum documento sobre a vaga no JOC.
A boa surpresa foi que conheci mais um brasileiro aqui da missão. O Cap Naves, do EB, serve em Oum Dreyga, no lado marroquino, e estava regressando de CTO.
As pessoas pensam "fulano serviu no Saara Ocidental com sicrano na mesma época e se conhecem". Por mais incrível que pareça, é muito difícil que todo mundo se conheça ou mesmo se encontre. Nós somos 10 brasileiros hoje nesta missão e tem dois que eu ainda não conheço, por exemplo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Entrevista em Laayoune

Só agora eu percebi que ainda não falei qual é a vaga para a qual estou me voluntariando no HQ. É para ser responsável pelo planejamento no JOC (Joint Operations Center). O JOC é o centro nervoso do HQ, é lá que as coisas acontecem.
Antes da entrevista fiz um teste escrito. Neste teste são apresentadas várias situações para a gente resolver e são feitas algumas perguntas diretas. O teste serve para testar o inglês do candidato e também pra testar o conhecimento sobre a missão e a flexibilidade de raciocínio.
Depois do teste vem a entrevista com o chefe da seção pra onde a gente está peruando vaga. No caso, o chefe do JOC é o COPO (Chief Operations and Plans Officer). O COPO atual é um tenente-coronel irlandês, um camarada muito polido e trabalhador. Eu já o conhecia desde o início da missão porque nós chegamos praticamente juntos e acabamos fazendo o in-processing juntos também.
A entrevista foi muito boa. Nós conversamos bastante, ele me fez meia dúzia de perguntas e no fim me deu a entender que iria me recomendar para a vaga junto ao Force Commander.
Bom, agora é esperar para ver...

terça-feira, 17 de março de 2009

Vôo VIP


Viajei hoje de Agwanit para Laayoune para fazer a entrevista amanhã. Dei sorte e fui de Antonov 24, o modelo só de passageiros, muito mais confortável que o 26, de carga. Além disso, eu era o único passageiro.
Praticamente um vôo VIP!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Calorzinho do cão!

As temperaturas aqui estão bem mais altas do que quando eu saí de CTO.
Hoje, depois do almoço, estava uns 42 graus. Eu fui lá checar o termômetro umas 16:00h e o resultado é o que está aí na foto.
Antes que algum observador atento diga "Aqui no RJ tá mais quente!" eu gostaria de lembrar a todos que ainda estamos no inverno aqui.

domingo, 15 de março de 2009

Só tem gente boa...

Lembram da vaga em Laayoune para a qual eu me candidatei? Pois é, a entrevista estava prevista para acontecer no dia 25/03. Tem muita coisa pra estudar antes da entrevista, mas como eu teria mais de uma semana eu estava tranquilo.
Daí me ligam hoje de Laayoune para avisar que minha entrevista foi adiantada para esta 4a feira agora, dia 18. Legal!
Muito provavelmente vou ter que virar as duas próximas noites estudando.

Despedida do Fabrice

Aqui no TS a rotatividade do pessoal é muito grande, toda hora tem gente saindo ou chegando. O problema é que de vez em quando a gente perde algumas pessoas que faziam a diferença e que vão fazer muita falta. É o caso do Fabrice (França), a baixa de hoje.
Neste tempo de convivência que tive com ele nunca o vi triste, nunca o vi reclamando, nunca o vi falando mal de ninguém. Ele era o G4 aqui (logística). Trabalhava duro e fazia as coisas acontecerem. Porém, como a maioria dos franceses, a missão dele na ONU dura apenas 6 meses. Quando o cara aquece, já tem que ir embora.

sábado, 14 de março de 2009

Novo uruguaio

O cara aí da foto é o Richard, um major da força aérea do Uruguai.
Ele também chegou no TS durante meu CTO. É um cara bacana, chegou pra reforçar a máfia latina aqui.
Na festinha de hoje ele assumiu a churrasqueira, até porque eu estava de serviço. Bom, pelo menos ele acha que sabe fazer churrasco...

Treinamento de combate a incêndio

Voltando à rotina!
Hoje, depois do briefing, fizemos um treinamento de combate a incêndio. Na verdade um treinamento de como usar cada tipo de extintor.
O cara da foto chegou no TS durante meu CTO. É um capitão do exército do Egito e chama-se Abubakr (impronunciável!). É um cara legal, trabalhador, bastante interessado nas coisas do TS.
Pena que o extintor não funcionou na hora que tinha de funcionar...

De volta ao deserto

Bem, amigos, acabou a folga e estou de volta ao deserto.
Saí do Brasil na 3a feira, dia 10, e cheguei a Laayoune no dia seguinte. Foi a viagem mais tranquila que já fiz. E a mais confortável também! Dei uma sorte tremenda: na pernada Rio-Madrid, quando fui fazer o check-in fui informado que havia um overbooking e daí me ofereceram a classe executiva. Vantagem de se ter um cartão fidelidade! Pra se ter idéia, a distância entre as poltronas na classe executiva é de 1,5 metro. A poltrona reclina completamente e vira uma cama. Vejam abaixo a foto das poltronas:

Em Madrid estava fazendo 3 graus mas o aeroporto é todo climatizado. Só dá pra sentir o frio na hora do embarque. Além disso, olhando pelas janelas dá pra perceber que ainda é inverno na Europa. Reparem nos picos nevados:

De Madrid segui para Las Palmas (Ilhas Canárias). O vôo deveria ser de 2:30h mas um passageiro passou mal 1h após a decolagem e tivemos que voltar e pousar em Sevilha. Acho que o cara infartou...
Aí sim fomos para Las Palmas. A gente deveria ter chegado lá às 15:00h mas acabamos chegando quase 18:00h. Por sorte meu vôo para Laayoune era só às 21:00h.

Em Laayoune encontrei o Cap Amorim, do EB, e o Cap Cláudio, da FAB, dois brasileiros que servem no Quartel-General (HQ). O Amorim me deu o bizu de uma vaga que estava aberta no JOC (Joint Operations Center) e daí ontem quando cheguei a Agwanit passei um documento para o HQ me voluntariando para a vaga. A entrevista é dia 25. Vamos ver no que dá...

Ah, só mais uma coisa: meu TS Commander saiu de CTO e eu estou comandando o TS de novo durante esta semana. Já cheguei quente!!!