Cada missão da ONU tem um nome pela qual é conhecida, que é, na verdade, uma abreviatura. Esta missão em que estou chama-se MINURSO (Mission des Nations Unies pour l’organisation d’un Référendum au Sahara Occidental).
O Saara Ocidental não é um país ainda. Este território era uma colônia espanhola chamada Saara Espanhol que a Espanha abandonou em 1976.
Antes mesmo de a Espanha sair daqui, parte da população local organizou-se em um movimento chamado Frente Popular de Liberación de Saguía El-Hamra y Rio de Oro (Frente POLISARIO), que passou a reivindicar a independência do território e começou uma guerrilha contra os espanhóis. Percebendo o enfraquecimento do poderio espanhol, o Marrocos proclamou a anexação de 2/3 do território ao norte, enquanto a Mauritânia anexou os 1/3 restantes ao sul. A Frente POLISARIO passou então a combater três adversários.
Em Novembro de 1975 o Exército Real Marroquino marchou sobre o Saara Ocidental e encontrou resistência dos Saharauis (habitantes locais) mas foi bem sucedido. A Espanha abandonou o território em 26 de Fevereiro de 1976 e no dia seguinte a Frente POLISARIO proclamou a República Democrática Árabe Saharaui. Depois de sofrer várias derrotas, a Mauritânia reconheceu a soberania Saharaui, mas os combates com o Marrocos continuaram até 1988.
Em 1990 a ONU propôs a realização de um referendo para que a população local pudesse exercer seu direito à auto-determinação dos povos. Em 1991 foi assinado o cessar-fogo, mesmo ano em que a MINURSO foi estabelecida.
Desde então o território encontra-se dividido por uma berma (um muro de areia construído pelos marroquinos no deserto para reforçar sua posição defensiva que vai de sudoeste a nordeste do território e tem 2000Km de extensão). O lado oeste é conhecido como lado marroquino e o leste como lado polisário.
A MINURSO tem 4 Team Sites no lado marroquino (Mahbas, Smara, Oum Dreyga e Awsard) e 5 no lado polisário (Bir Lahlou, Tifariti, Mehaires, Mijek e Agwanit). Os Team Sites (T/S) são, simplificadamente, acampamentos de partem as patrulhas de observadores militares para inspecionar a área, checar denúncias, verificar se os acordos de paz estão sendo cumpridos,...
