terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dunas


Quando a gente vem para o deserto pensa logo que vai ver aquelas lindas paisagens com dunas enormes, entremeadas por oásis paradisíacos e com extensas caravanas de nômades com seus camelos.
Pois é, tudo isso existe, mas não necessariamente no mesmo lugar e muito menos do jeito como vemos nos filmes.
Há umas duas semanas eu postei a foto de um oásis já para desfazer a imagem romântica.
Quanto aos nômades, eles continuam por aí; mas andam de pickup 4X4 que ninguém é de ferro. Ainda carregam alguns camelos mas eu acho que eles os trazem aqui para pastar. Ainda não vi nenhum camelo carregando carga no lombo.
Já as dunas são um fenônemo muito interessante. O deserto não é feito de dunas. O solo do Saara é muito duro, muito compacto, e entremeado por algumas áreas de areia mais macia. No geral é totalmente plano, apresenta algumas elevações rochosas de pequeno porte e possui muito pouca vegetação. As dunas são um fenômeno mutante. Elas são feitas de um tipo de areia diferente da que a gente encontra no solo. O vento (que não para nunca) vai soprando-as e elas vão se movendo por aí.
Dizem que aqui perto, a uns 40KM daqui, existe muitas dunas mas aqui nesta região em que estou há muito poucas. E as que vi são pequenas, tipo uns 4m de altura por 30m de base.
Mas, mesmo pequenas, elas são uma atração à parte nesta paisagem terrivelmente monótona que é o deserto.